CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

Câmara de Serra Talhada emite nota após polêmica das diárias no valor de 140 mil reais em cinco meses

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada resolveu se manifestar em nota pública enviada ao Repórter Ligeirinho nesta manhã de terça-feira (10), esclarecendo sobre o valor exorbitante de R$ 140 mil reais gastos com diárias somente em cinco meses.

Segundo a nota, o valor não reflete a interesses pessoais dos parlamentares, mas no interesse da população em geral.

Receba as principais manchetes no WhatsApp (Clique Aqui).

NOTA OFICIAL – CÂMARA MUNICIPAL DE SERRA TALHADA


A Câmara Municipal de Serra Talhada vem a público esclarecer, com total transparência e responsabilidade, os questionamentos levantados por parte de um veículo de imprensa local sobre os gastos com diárias destinadas à participação de vereadores em congressos e eventos institucionais.


É importante reforçar que tais participações não se tratam de privilégios, mas sim de um dever institucional que fortalece o trabalho legislativo e qualifica a atuação dos parlamentares. Os congressos e encontros nacionais têm sido espaços estratégicos de aprendizado, troca de experiências e construção de soluções que beneficiam diretamente a população serra-talhadense.


Como resultado prático dessas iniciativas, destacamos a criação do programa Câmara Cidadã, que já emitiu, em apenas um ano e meio, quase 6 mil carteiras de identidade, contribuindo para reduzir a demanda reprimida e aproximando os serviços da população.

Acompanhe o Repórter Policial Ligeirinho no Instagram e saiba de tudo primeiro!


Outro fruto direto dessa busca por qualificação foi o início do processo de capacitação dos servidores da Casa sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçando o compromisso com o cuidado e a segurança das informações dos cidadãos.


A Câmara também está implantando sistemas internos de gestão digital, com o objetivo de agilizar a comunicação interna, reduzir o uso de papel – contribuindo para a preservação ambiental – e aproximar ainda mais a relação com a população, oferecendo canais mais ágeis e acessíveis.


Na esteira do compromisso com a transparência, será implantado um moderno sistema de votação eletrônica, que permitirá à população acompanhar, em tempo real, a tramitação dos projetos e o posicionamento de cada vereador nas votações.


Todas essas ações são frutos do investimento em formação continuada, network e participação ativa em eventos que discutem as boas práticas do legislativo no Brasil. É lamentável que, diante de avanços tão significativos, setores da imprensa local prefiram desvirtuar os fatos e transformar iniciativas coletivas em disputas pessoais.


Ressaltamos que todos os gastos com congressos estão dentro da legalidade e se enquadram nas prerrogativas do exercício parlamentar, inclusive em ações como visitas a deputados, busca por emendas e reuniões para tratar dos problemas do município.


Cabe ainda lembrar que, mesmo diante de todos esses investimentos, a atual gestão da Câmara já realizou duas devoluções de recursos aos cofres públicos, em ações conscientes de contenção de despesas, cujos valores foram utilizados em benefício direto da população.


As melhorias são visíveis e concretas. A Câmara Municipal de Serra Talhada reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da cidade, com a ética e com a responsabilidade no uso do dinheiro público. E reitera que nenhuma perseguição ou tentativa de desinformação será maior do que a missão de servir à população. Porque Serra Talhada está acima de interesses pessoais.

Compartilhe:

RELACIONADO: