
Um caso comovente marcou este início de semana em Pernambuco. O jovem Ênio Souza, de 26 anos, natural de Serra Talhada, não resistiu aos ferimentos causados por um incêndio ocorrido neste fim de semana e faleceu na manhã desta segunda-feira (05 de outubro de 2025), após enfrentar uma longa espera por vaga em UTI.
Segundo relatos da família, Ênio, sobrinho de um morador do bairro Ipsep, deu entrada no Hospital Eduardo Campos (HEC) por volta das 9h30 da manhã de domingo (05), com graves queimaduras pelo corpo. Apesar da gravidade do caso, o paciente só foi transferido para o Recife às 23h30 da noite, após mais de 14 horas de espera.
Receba as principais manchetes no WhatsApp (Clique Aqui).
Durante o período no hospital de Serra Talhada, o quadro clínico do jovem se agravou, e ele precisou ser entubado. Já na madrugada desta segunda-feira, ao chegar à capital pernambucana, Ênio teve uma parada respiratória e chegou a apresentar sinais de parada cardíaca, sendo reanimado com sucesso naquele momento.
Entretanto, segundo os familiares, a vaga na UTI para pacientes queimados, que teria sido garantida antes da transferência, não existia. O jovem foi então colocado em uma “sala laranja”, ambiente improvisado onde pacientes com diferentes tipos de ferimentos graves dividem o mesmo espaço — como baleados, esfaqueados e pessoas com traumatismo craniano.
“Parece uma campanha de guerra lá dentro. Tem baleado, esfaqueado, gente com traumatismo craniano, e meu sobrinho ali, entubado, queimado, com risco de infecção altíssimo. A gente está vivendo uma peregrinação atrás de deputados, assessores, médicos… não desejo isso pra ninguém”, relatou um dos familiares em tom de desabafo em conversa com o Repórter Ligeirinho ainda no domingo (4), quando buscava atendimento digno ao sobrinho.
A família chegou a buscar apoio de deputados estaduais, assessores e profissionais da saúde, na tentativa de garantir um leito de UTI especializado. Apesar dos esforços, Ênio Souza não resistiu e veio a óbito na manhã desta segunda-feira (05), no hospital do Recife.





