
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) vai publicar um Plano de Contingência para Influenza Aviária, diante da confirmação de dois casos no Brasil – ambos no estado do Rio Grande do Sul. Até o momento, no Nordeste, apenas um caso no estado do Ceará foi investigado e descartado.
De acordo com a Adagro, o plano de contingência estadual vai seguir as diretrizes do Plano Nacional. O objetivo principal é de que sejam estavelecidas ações preventivas e de resposta rápida para caso o vírus seja identificado em Pernambuco. Notificação imediata de suspeitas, coleta de amostras, investigação epidemiológica, medidas de controle sanitário e erradicação de focos devem fazer parte do protocolo.
Receba as principais manchetes no WhatsApp (Clique Aqui).
A Adagro também pede que produtores e criadores de aves, além da população em geral, notifiquem qualquer suspeita de casos de gripe aviária à agência.
Casos confirmados e em investigação
De acordo com o painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil contabiliza dois casos confirmados de gripe aviária, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no estado gaúcho.